sexta-feira, 21 de julho de 2017

Como está a saúde oral de seu Pet?


Dia de abordar o tema: tratamento periodontal ⚠️

   E por quê tratamento periodontal? Porque já há uma doença instalada. Quando realiza-se a limpeza cirúrgica oral preventiva (a qual deveria ser pelo menos anual) denomina-se Profilaxia Dentária 😉.
   Veja o antes e o depois dessa cavidade oral. Paciente idoso, submetido somente há uma profilaxia oral, alimentação base ração seca. Apresentava halitose (mau hálito) intensa e por isso seu tutor buscou atendimento para conversarmos sobre a higienização oral. 

         
ANTES                                                                                     DEPOIS     
   
   No caso desse paciente, já existe uma doença oral estabelecida. Considerando a intensa presença bacteriana no cálculo dentário (tártaro), sua migração à raíz dentária promove o comprometimento do ligamento periodontal (estrutura que une dente ao osso - seja mandíbula ou maxila), comprometendo-o e provocando assim a mobilidade dentária. Esse é um dos motivos (☝🏻deles só gente, temos vários!!!) pelo qual é necessário anestesia geral. Somente anestesiado o paciente permitirá a remoção do cálculo (tártaro) no espaço sub-gengival (embaixo da gengiva - foto). Se for feito apenas a remoção do cálculo (tártaro) visível na coroa do dente, a doença permanece ativa e progredindo até culminar na mobilidade dentária. 




🤔    Então, todo procedimento dentário precisa envolver anestesia geral para remoção do cálculo sub-gengival? 👍🏻Isso mesmo. E não apenas por isso! Outras etapas se tornam essenciais para completar o procedimento. 
   E, cada uma delas tem sua importância. O uso do Ultrassom odontológico, uso de instrumentais esterilizados [🤔*], a realização do polimento dentário... dente por dente, face a face de cada dente 🤗! 
Aí, você deve estar se perguntando... "materiais esterilizados?! Mas para que se tudo parece tão sujo?!" Realmente, sabidamente a cavidade oral apresenta alto índice de bactérias normalmente residentes ali (flora bacteriana local) e outras - quando se estabelece esse desequilíbrio durante a doença oral. Porém, não precisamos contribuir com isso através de contaminação cruzada entre os pacientes não é?! 
   
   Mas se ocorrer mobilidade dentária por causa da evolução da doença periodontal? É necessário extrair o dente? SIM. O dente envolvido na doença periodontal e já com mobilidade é um foco de contaminação intra-oral. Observe na imagem a região identificada como raíz.
   A raíz dentária deve ser clara e não escura. O que garantiu essa coloração foi a presença de cálculo também já na raíz. E lembre-se, a raíz está no alvéolo, que está no osso que sustenta os dentes, seja mandíbula ou maxila. Ou seja: ao abrirmos a boca do animal, normalmente não a enxergamos (exceto em casos de retração gengival), mas  a doença está lá, silenciosa e progressiva.






Fique atento! 
Cada etapa estipulada é necessária e complementa a seguinte. 

Busque por procedimentos reais e completos 🙂
🔺Lembre-se que apenas a escovação rotineira proporcionará o "freiamento" da doença e sua prevenção. Escovação dos dentes em doença periodontal NÃO impedirá a sua progressão.


A saúde do seu Pet agradece 🐶🐱
Conte conosco 😉

🏁aqui, na Pet Health, você já sabe! Todos procedimentos cirúrgicos realizados por equipe especializada.

#vemprapethealth
Vamos falar sobre saúde?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A saúde inicia na prevenção