A halitose em cães e gatos pode ser o resultado de algumas variáveis, isoladas ou em combinação. Entre elas o acúmulo de restos alimentares e celulares sobre os dentes, formando uma placa bacteriana, também chamada de biofilme.
Quando a escovação é um hábito diário, ocorre a remoção desse biofilme e a não aderência / calcificação, as quais resultam na formação do cálculo dentário, conhecido como tártaro.
Nessa imagem: doença periodontal: cálculo dentário, hiperpigmentação dentária, gengivite e hiperplasia de gengiva.
No momento em que já se formou o cálculo, a higiene bucal através da escovação não mais promoverá a remoção do conteúdo já formado. Evitará apenas que novo conteúdo se acumule. Por isso é indicado a busca por atendimento Médico Veterinário para informações sobre o procedimento de “Profilaxia Dentária”, que costuma ser anual.
Para se ter uma ideia, em apenas 20 dias sem higienização, a cavidade oral já muda de saudável à inflamação.
A profilaxia dentária deve ser realizada sob anestesia geral inalatória. O uso de entubação é indispensável para a segurança do procedimento. O procedimento visa impedir o estabelecimento de uma doença na cavidade oral, a Doença Periodontal, que acomete mais de 85 % dos cães e gatos adultos. Ela não tem cura, apenas controle.
Na Doença Periodontal outras alterações estão presentes na cavidade oral como gengivite, retração gengival, hiperplasia gengival, mobilidade dentária, e muitas vezes evolui a perda óssea.
Na escolha do profissional, é importante estar atento aos instrumentos disponíveis. O mínimo necessário para esse procedimento oral o aparelho de ultrassom odontológico, tudo dentro de ambiente cirúrgico.
Como o acúmulo de tártaro também ocorre na porção sub-gengival, esse é um dos motivos pelos quais a remoção de tártaro durante banho e tosa ou atendimento é inadequada, pois não há possibilidade de realização correta do procedimento. A não remoção do cálculo sub-gengival permite a progressão da doença periodontal de forma silenciosa.
Independente se seu animal for submetido a profilaxia ou ao tratamento da doença periodontal, não está indicado a realização de qualquer procedimento concomitante. Isso se deve a “anacorese”. Questione seu Médico Veterinário sobre esse e todos outros riscos e - é claro! Todos os muitos benefícios.
Se for para falar sobre saúde, conte conosco!
Nenhum comentário:
Postar um comentário