Definitivamente, o GATO não é o vilão dessa história!
O gato irá transmitir toxoplasma nos dias seguintes em que tiver sido contaminado pelo protozoário, quando esse estiver provocando no gato o denominado "ciclo entero-epitelial". Isso dura alguns dias e é nesse momento que o gato elimina fezes contaminadas.
Depois desse período o animal se torna já um "hospedeiro", quando a parasita já está em seu tecido (momento do ciclo extra-intestinal). Ou seja: não transmite mais através das fezes, transmitirá apenas se for parte da dieta de alguém.
Aquele oocisto eliminado nas fezes, para se tornar infectante, precisa passar por um processo de "esporulação", o que demora entre 1 à 5 dias para ocorrer. Ou seja: não há risco de contaminação no contato com fezes frescas. Não há risco de contaminação pelo toque pessoa - gato. ainda através de mordidas ou arranhões, não ocorre.
A eliminação de oocistos através das fezes ocorre até o momento em que o animal formar anticorpos (dias). Quando cria a imunidade (= anticorpos) pára de eliminar oocistos.
As formas mais comuns de contaminação de humanos com toxoplasma NÃO é através do contato com gatos. É através do consumo de água, leite, verduras - alimentos contaminados ou carnes com inadequado teor de cozimento. Além disso, formigas, minhocas e baratas também podem carrear oocistos.
Inclusive, uma recente pesquisa concluiu que a principal maneira em que gatos domiciliados foram contaminados por Toxoplasma gondii através da carne crua/mal cozida oferecida a eles pelos seus próprios tutores.
Ou seja: gato está muito mais longe de ser o vilão da história do que você possa imaginar!
Estamos ansiosos para conversar mais com você sobre saúde! Vamos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário